Editora Mares - Editora de Devaneios

Cuidando de quem cuida e de quem se cuida

Durante a pandemia da Covid 19, atendendo a grande demanda por máscaras – e dar uma alternativa a quem precisa de renda – aderimos ao movimento de incentivar pequenos negócios de confecção, que já estavam espotaneamente fazendo máscaras para doação. Um dos propósitos da Mares editora de devaneios é a criar produtos para além do seu próprio uso, juntando beleza, conforto e segurança e sempre revertemos integralmente ou parte da venda uma comunidade ou instituição.

E como todo o produto Mares, esse também tem uma história para contar…

Josilena Maria de Araújo – ou Santa, como gosta de ser chamada – é a costureira encarregada de confeccionar nossas máscaras. Ela mora e trabalha em São João de Meriti, município localizado na Baixada Fluminense no Rio de Janeiro. A cidade concentra o maior adesamento populacional da América Latina, com cerca de 13 mil habitantes por km2. Com tanta gente, a prefeitura aderiu às medidas de isolamento social e o comércio foi fechado. Santa relata que o pedido da Mares foi fundamental para a sobrevivência da confecção durante a pandemia, pois, não podiam atender os clientes e ficaram sem encomendas.

O amor pela costura começou cedo, sua mãe e sua avó eram as costureiras da família e Santa admirava o trabalho das duas, querendo aprender o ofício. Quando completou 13 anos conseguiu fazer o primeiro curso de corte e costura e passou a confeccionar pecas para uso próprio. Em pouco tempo, a novata já estava recebendo encomendas dos vizinhos e sonhando em ter seu próprio atelier. Aos pouquinhos as coisas foram acontecendo e o que era só dela, acabou se tornando um negócio de família. Hoje, com 4 máquinas, trabalham suas duas irmãs, Joanice e Joseli, eventualmente sua mãe, Joanita, e as duas sobrinhas Ana Rafaela e Ana Paula, costurando peças femininas sob medida – mas o que amam mesmo é fazer vestidos de noiva e de debutante – carro-chefe da JM Confecções!

A proposta de fazer as máscaras partiu da Mares, mas foi sendo aprimorada com o engajamento de todas. “Depois das máscaras, tivemos a ideia do kit, do folheto de recomendações e das bolsinhas… daí pensei em colocar a marca da Editora para que as pessoas soubessem quem estava fazendo a doação”– relata Santa. O pedido inicial de 200 máscaras foi doado integralmente para famílias carentes da região, “que sabíamos que não tinham dinheiro para comprar. E tenho visto que as pessoas estão realmente usando”. Sandra reitera que “com isso, a produção expandiu de tal forma que hoje a confecção fornece máscaras para consultórios, hospitais, médicos, empresas e outras pessoas. Sou grata a Martha, pois, a idéia inicial foi dela.”

As máscaras são feitas de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, com duas camadas de tricoline 100% algodão. Segundo Santa, “todo o processo é manual. O tecido e o elástico são cortados um a um, de acordo com um padrão. O processo de embalagem também é manual. Higienizamos todo o material, passamos as máscaras à ferro, embalamos e selamos. Bem fechada, protegida e descontaminada, até que o produto chegue aos nossos clientes.”

A produção de máscaras está sendo doada e vendida com a renda revertida para a JM Confecções. O kit com 3 máscaras e mais o saquinho para guardá-las até a lavagem custa R$ 20,00.

Mais um produto que nos orgulhamos de fazer: processo manual, comunidade local, métodos sustentáveis, apoio de redes colaborativas de trabalho, mulheres transformando o mundo.

#máscaradeproteção #produtos #mareseditora

Para comprar entre em contato diretamente pelo celular: +55 21 9 9173 7989

Para comprar entre em contato diretamente pelo celular:
+55 21 9 9173 7989

Kit de máscaras • R$20,00
3 máscaras 100% algodão
1 saquinho de gabardine

Nossa máscara está de acordo com estes valores:

           
Entre em contato pelo celular: +55 21 9 9173 7989 ou conecte-se pelo WA   
Entre em contato pelo celular:
+55 21 9 9173 7989 ou conecte-se
pelo WA   

Comentários

Navegue em outros Mares

Cadastre-se
Receba semanalmente nossa newsletter e devaneie!